segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cuidados Ao Lavar seu Carro .

Tire dúvidas de como lavar o seu carro

Sol e sabão podem provocar manchas na carroceria.
Motor deve ser lavado uma vez por ano.



Manter o carro limpo não só mostra o cuidado que você tem com o seu carro, mas também é a melhor maneira de evitar danos que a sujeira pode desenvolver. Para deixar o automóvel brilhando e protegido, porém, é preciso seguir alguns passos para que essa operação seja bem sucedida.

Você não deve lavar o carro sob o sol nem com a carroceria quente. Esse cuidado serve para evitar que o sabão seque e cause manchas na pintura. Depois, durante a lavagem, deixe o carro sempre molhado - mas não exagere no volume, evite o desperdício de água.

Comece a ensaboar a carroceria. Faça isso por partes. Por exemplo, comece pela frente. Lave e enxágüe. Depois faça isso com uma lateral, depois a traseira e assim por diante. O cuidado é não tentar lavar o carro todo de uma só vez. A dica também é sempre fazer a lavagem de cima para baixo. 

O ideal é fazer a lavagem com xampu específico para a linha automotiva. Na falta de um xampu apropriado, use sabão neutro. Evite os detergentes domésticos, muitos contam fórmula abrasiva e podem provocar manchas ou mesmo danificar a camada de verniz da pintura.

Rodas e pneus devem ser limpos com outro pano ou escova. Se as rodas tiverem pintura especial use uma escova com cerdas macias. Lembre-se de enxaguar bem, tanto a lataria quanto as rodas.

Depois de limpo, seque o carro com um pano. A secagem deixa o carro com brilho e evita manchas também. Lembre-se de usar um pano macio que não solte fiapos. 
Interior do veículo

Não pode se esquecer da parte interna. Um aspirador portátil contribui para uma boa limpeza. Não esqueça as dobradiças e também as partes internas das portas, que acumulam bastante sujeira. Se o carro tiver tapetes de borracha o ideal e remove-los e lavar mesmo, com bucha e sabão. Evite usar aqueles líquidos brilhantes, como se fosse “pretinho”, pois acumulam muita poeira e no final mais atrapalham que ajudam.

Produtos com álcool também ressecam as peças de plástico. Na hora deixam o interior com aspecto bonito, como se fosse novo, mas alguns dias depois acumulam sujeira no painel e nas laterais da porta. O melhor é um pano limpo e úmido. E muita vontade para limpar os cantos, locais sempre desprezados.

Lembre-se dos vidros também. O ideal é a cada lavagem também passar um pano limpo e macio. Se tiver algum produto do tipo “limpa vidros” é melhor ainda, mas um pano umedecido de água já resolve. Depois utilize um pano seco. Uma boa dica é passar jornal amassado. Limpa e ainda dá brilho. Se o vidro traseiro tiver desembaçador., não utilize produtos químicos nem esfregue com força para não danificar os filamentos elétricos.

O correto é não usar óleos e querosene na lavagem, mas se o carro tiver resíduos de asfalto ou piche, não se deve deixar muito tempo impregnado na carroceria. Utilize um pano embebido de querosene e esfregue a área afetada com o piche. Mas sem fazer força. O importante é não deixar o querosene secar. Logo que a sujeira tiver sido removida enxágüe bem a área e em seguida passe sabão neutro para retirar os resíduos. Enxágüe novamente. 

Lavagem do motor 

O motor também requer cuidados. O ideal é não lavar muitas vezes, uma vez ao ano está de bom tamanho. Antes de tudo, evite jogar água quando o motor ainda estiver quente. Na hora da lavagem não use produtos químicos e derivados de petróleo, pois esses agentes químicos podem corroer as peças de borracha do motor e também afetar o sistema elétrico. É importante nunca usar água sob pressão, pois pode comprometer sensores e componentes elétricos e eletrônicos.
Com essas dicas você vai manter seu carro sempre com bom aspecto e também em ordem, o que deixa um passeio muito mais prazeroso e agradável. 

 Fonte : http://g1.globo.com

Pneus

A importância da manutenção dos pneus


 Toda a tecnologia implantada no desenvolvimento de um pneu pode ser comprometida se ele não for calibrado. Se as condições de pressão não forem adequadas, além de comprometer a segurança do veículo — a estabilidade diminui e o condutor perde a capacidade de manejo — o carro consumirá mais combustível. Por isso, é muito importante a manutenção constante dos pneus.

“Se o carro roda com 30 libras, e você deixa com 20% a menos, na cidade pode nem perceber, mas na estrada faz uma enorme diferença. Aqueles 3% de economia de combustível que se consegue com o desenvolvimento de pneus com baixa resistência ao rolamento se perdem. Além disso, o pneu perde até 30% de vida útil e a segurança fica comprometida”, afirma o gerente de marketing de produto de pneus de passeio e caminhonete da Michelin América do Sul, Renato Silva.

A recomendação dos especialistas é que a calibragem seja feita a cada quinze dias, inclusive do estepe. O ideal é calibrar o pneu quando ele estiver frio. “Pode parecer exagero, mas é muito importante a manutenção da pressão. Vários fatores podem causar a perda de pressão, como furos, um prego que ficou no furo, uma válvula que não funciona direito, uma roda amassada etc. Isso compromete a performance do pneu”, destaca o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, Roberto Falkenstein.
 Sobre o nível de pressão, Falkenstein ressalta que se deve seguir as recomendações especificadas no manual do carro. “Essa calibragem ideal é buscada em testes e é a que permite obter o melhor equilíbrio”, afirma o diretor da Pirelli.

O excesso de pressão também é prejudicial. De acordo com o gerente de produtos e serviços técnicos da Continental Pneus, Gilberto Viviani, nesse caso, o pneu tem contato com o solo apenas por meio da parte central da banda de rodagem e se desgasta com muito mais rapidez. As distâncias de frenagem também são maiores.
 
Na hora do rodízio

O rodízio aumenta a vida útil do pneu. A operação deve ser feita a cada 10 mil quilômetros e os pneus devem ser calibrados logo em seguida. Roberto Falkenstein, da Pirelli, recomenda que o proprietário faça também o alinhamento da rodas. “Aproveite para fazer verificar também a cambagem (o ângulo de inclinação das rodas)”, reforça.

Segundo Falkenstein, essa é a oportunidade de observar o pneu, principalmente para checar a existência de cortes ou furos. É recomendável ainda examinar o estado dos pneus a cada três meses, já que um desgaste irregular pode indicar necessidade de alinhamento ou calibragem. “Dependendo das condições do carro, pode-se perder o pneu muito antes dos dois anos”, diz o diretor da Pirelli.

Para verificar o desgaste, observe periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI), que existe em todo pneu e mostra o limite certo para se efetuar a troca.

Pneu novos na frente ou atrás?

No caso dos carros com tração dianteira, um erro muito comum feito no Brasil é a colocação de pneus novos na frente, deixando os antigos na parte de trás. Nesse caso, apesar de ser maior o desgaste dos pneus dianteiros, segundo o gerente da Michelin, o certo é deixar os pneus novos na parte traseira do carro, porque ela precisa mais de aderência, uma vez que não conta com a força motriz.

Apesar de a troca parcial dos pneus ser mais econômica, o certo mesmo, segundo Renato Silva, é trocar todos os pneus antigos por novos ao mesmo tempo. “Ao longo da vida eles ficam com a mesma concentração de desgaste e comportamento similar”, afirma. “O sulco da borracha do pneu movimenta, se os quatro pneus estão com a mesma profundidade, os sulcos mexem por igual”, acrescenta.

Fonte :  http://www.rodao.com.br/

Chevrolet

Chevrolet Corvette C6 recebe upgrade

Americana Dallas Performance extraiu 1.302 cavalos de potência do motor 6.2 V8 do esportivo

 

 A empresa de preparação norte-americana Dallas Performance divulgou um novo kit de upgrade para o Chevrolet Corvette C6. Custando a partir de US$ 49.580 (cerca de R$ 82.000), o pacote é capaz de elevar o rendimento do motor 6.2 V8 de 425 cavalos de potência e 58,6 kgfm de torque para nada menos que 1.302 cv e 169,5 kgfm de torque (!!!).

Para conseguir extrair a impressionante potência específica de 210 cavalos por litro do bloco, o motor do C6 foi completamente desmontado e teve as peças móveis como bielas, pistões e virabrequim alterados por componentes forjados (mais resistentes) e com novas medidas. O volante do motor original também foi substituído por uma nova peça mais leve, de modo a permitir que o propulsor ganhe rotação com maior facilidade.

Ciente de que não conseguiria extrair tamanho rendimento com o motor aspirado, a Dallas Performance contou com o auxílio de um par de turbos que contam com intercooler, além de bicos injetores de 96 libras por hora, nova bomba de combustível, sistema de escape em aço inox, novo gerenciamento eletrônico e comandos de válvulas, entre outros componentes. Para aumentar a durabilidade do sistema, o bloco também recebeu nova bomba de óleo de alta vazão.

Para resistir ao "ataque da cavalaria", o sistema de embreagem conta com disco duplo e o diferencial traseiro foi substituído pelo mesmo utilizado no Z06. Confira o vídeo de exibição do modelo e seu ronco no dinamômetro. 

 

Fonte : http://carroonline.terra.com.br

Audi

Audi R8 GT3 pronto para a... estrada !

MTM apresenta expoente máximo do R8 a pensar em todos aqueles que procuram e valorizam os prazeres da verdadeira condução desportiva

 

Menos tracção para mais performance parece ter sido o lema da Motoren Technik Mayer (MTM) na sua nova criação: o R8 GT3-2. Esta nova «obra de arte» da empresa alemã, especializada em modelos do Grupo Volkswagen, apresenta-se como o expoente máximo do Audi R8 para todos os que procuram e valorizam os prazeres da verdadeira condução desportiva.
Para isso, a empresa alemã transformou o desportivo da marca dos quatro anéis num tracção traseira - tracção integral Quattro na versão convencional -, introduzindo um diferencial novo (com sistema inteligente na distribuição da transmissão), fazendo com que este seja o único Audi R8 homologado para estrada a utilizar apenas tracção traseira.
Como se isso não bastasse, a Motoren Technik Mayer decidiu incrementar as capacidades do V8 4.2 FSi através da sobrealimentação, passando a extrair deste bloco uma potência máxima de 552 cavalos, mais 27cv que a versão V10 FSi com 525 cavalos.
Na estrada como na pista, este «bólide» com nome de competição será capaz, segundo a MTM, de cumprir os 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e alcançar os 319 km/h de velocidade máxima, números praticamente idênticos à versão mais potente da gama R8.
E como a segurança nunca deve ficar para segundo plano, a Motoren Technik Mayer aplicou um novo sistema de travagem com discos de maiores dimensões, perfurados e ventilados, «ligados» a jantes de 20 polegadas.
Por fora, destaque para o spoiler frontal em carbono, as saias laterais e um imponente aileron traseiro ao melhor estilo dos modelos que participam nos campeonatos de GT.
A empresa alemã não adiantou mais detalhes, incluindo número de unidades produzidas ou mesmo os preços.

Fonte : http://www.autoportal.iol.pt

Subaru

Subaru lança edição especial Legacy 2.5 GT tS

Versão tS do Legacy conta com modificações a todos os níveis - excepto no motor


A divisão de «alta performance» da Subaru – STI – apresentou o Subaru Legacy 2.5 GT. Esta edição especial e limitada Legacy 2.5 GT tS – o tS significa “tuned by STI” – caracteriza-se apenas por alterações ao nível da... cosmética!
O motor boxer de 2.5 litros turbo a gasolina mantém-se intocado, debitando “apenas” 265 cv de potência.
As alterações incluem novos spoilers, tanto na frente como na traseira (na versão carrinha, o spoiler traseiro foi instalado no tejadilho). As jantes são de 18 polegadas, com pneus 225/45 e a suspensão da Bilstein.
O interior contam com um novo painel de instrumentos, bancos desportivos em Alcantara e couro, uma linha decorativa em carbono com acabamento em titânio, volante em couro STI, e, como não podia deixar de ser, tapetes com logótipo STI.
Resta dizer que o Legacy 2.5 GT tS estará disponível apenas no mercado japonês.

 Fonte :  http://www.autoportal.iol.pt

Pontiac

Pontiac Firebird está de volta com FireBreather

Mítico «muscle car» da Pontiac acaba de renascer pelas mãos Classic Design Concepts, assente no novo Chevrolet Camaro



Com o ressurgimento do Mustang, Camaro e Challenger, por muitos apelidados de «American Muscle Cars», não seria surpresa que mais cedo ou mais tarde surgissem recriações de outros «muscle cars» do passado e que ainda hoje fazem miúdos e graúdos sonhar...
É o caso do Pontiac Firebird, que acaba de renascer pelas mãos da Classic Design Concepts. A empresa norte-americana desvendou o FireBreather, uma perfeita adaptação do novo Chevrolet Camaro com elementos estéticos que homenageiam o mítico modelo da Pontiac.
Tal como o ícone norte-americano, o FireBreather distingue-se por uma dianteira em «V», grelhas integradas nos grupos ópticos, conjunto de ópticas traseiras de linhas mais simples, além de uma forte cor negra que contrasta com os detalhes em vermelho.
O interior também foi alvo de um profundo trabalho, com destaque para o volante e o painel de instrumentos específicos para esta criação muito especial.
Por falar em alterações, o motor V8 supercharged de 6,2 litros ao melhor estilo americano desenvolve agora 607 cavalos de potência, transmitidos às rodas traseiras.
Os interessados podem encomendar o FireBreather directamente à Classic Design Concepts por 60 mil dólares.


Fonte :  http://www.autoportal.iol.pt

domingo, 2 de janeiro de 2011

Gol G4 Rallye

Conceiro de Usuário

Tenho certeza absoluta que muitos apaixonados por automóveis já observaram a entrada desses modelos no mercado automotivo e que por sua vez já estão ganhando espaço. Eu estou falando do Gol G4 Rallye que é uma serie da linha da montadora da Volkswagen juntamente com a Parati Track-field. 






Ontem pude perceber que esse carro tem alguns diferenciais muito interessantes rodas de liga leve na cor grafite, volante esportivo, lanterna fumê, farol com mascara negra, pára-choques tanto o dianteiro quanto o traseiro com detalhes tipo de trilha digamos assim – Ah sem contar que essas rodas de liga leve na cor grafite está se usando muito no momento como se fosse uma modinha vai. Outros detalhes diferentes por dentro também, mas nada fora do contexto como os bancos personalizados com o nome Rallye escrito na cor do carro.



Realmente a Volkswagen tem muito bom gosto na criação de suas linhas isso a gente vê no dia-a-dia, nas ruas de São Paulo.